Ainda em Brasília/DF, no dia 10/12, cumprindo agenda institucional, o Presidente da AMATRA XV, Juiz Francisco Duarte Conte, participou do evento em comemoração aos 21 anos do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), idealizado pela ANAMATRA. A atividade aconteceu na sede do TRT-10.
A programação contou com o depoimento da estudante Letícia Gomes do Rosário e da orientadora educacional Keila Nazaré da Cunha, ambas da Escola CEM 02 Planaltina (DF). Houve ainda a exibição do vídeo institucional do Programa e a participação da pioneira do TJC, a Juíza Carmen Richlin (TRT-6/PE), que detalhou a concepção e os pilares de fundação do Programa em 2004.
A iniciativa ainda incluiu palestra proferida pelo Ministro do TST, Alberto Balazeiro, sobre "Direitos Humanos, Prevenção e Combate ao Assédio Moral e Sexual no Ambiente de Trabalho: Fortalecendo a Cidadania por Meio da Educação em Direito", na qual explorou os conceitos e os graves impactos do assédio sexual e moral, tanto no meio presencial quanto virtual, e os desafios para a promoção do trabalho digno.
Ele, ainda, enfatizou o papel das organizações na prevenção e combate ao assédio, elogiando as cartilhas educativas da ANAMATRA (TJC) como ferramentas lúdicas importantes, e concluiu defendendo a erradicação de condutas discriminatórias, reforçando que "a dignidade humana não é negociável" e que "todo trabalhador merece respeito, segurança e justiça!".
Também participaram do evento o Presidente da ANAMATRA, Juiz Valter Pugliesi; a Diretora de Cidadania e Direitos Humanos, Juíza Roberta Santos; a Procuradora-Chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 10ª Região, Daliana Vilar Lopes, e o Gerente Nacional de Estratégia Jurídica Trabalhista da Caixa, Weiquer Délcio Guedes Júnior. Ainda estiveram presentes dirigentes da ANAMATRA e representantes de AMATRAs de todo o país.
Em 2026, o tema central do TJC será "CLT: por que? Para quem? Para que?"
Com informações da ANAMATRA